Workshop Melhoria das capacidades em matéria de dessalinização em Cabo Verde

  • September 21, 2021 | by AIR Centre

Nos próximos dias 25 e 26 de outubro nas instalações da Uni-CV irá ser realizado um workshop com o intuito de melhorar as capacidades existentes na utilização de sistemas de dessalinização em Cabo Verde. Este evento é organizado no âmbito do projeto E5DES (Investigação e inovação em direção à excelência em eficiência tecnológica, uso de energias renováveis, tecnologias emergentes e economia circular na dessalinização) pelos parceiros AIR Centre, Instituto Tecnológico de Canárias e Universidade de Cabo Verde.

Nestes dois dias de workshop serão explicadas as bases dos sistemas de dessalinização, vantagens e potenciais dificuldades e serão apresentados casos reais de sucesso na implementação destes sistemas. Além disso, este workshop irá também contar com a presença de peritos de alto conhecimento na matéria, que serão responsáveis pela formação e capacitação dos stakeholders locais. A formação e capacitação terão como foco as necessidades levantadas pelos stakeholders, através de um questionário.

O questionário foi elaborado com o objetivo de avaliar o conhecimento sobre o estado atual dos sistemas de dessalinização para abastecimento de água potável ou agricultura, dos requisitos para implementação de centrais de dessalinização, dos conhecimentos técnicos e necessidades de formação/capacitação por parte dos stakeholders e a demanda de novas capacidades em diferentes matérias.
O questionário encontra-se disponível até ao dia 1 de Outubro de 2021 neste link.

O público-alvo deste evento será composto por representantes de autoridades locais (governo, institutos de gestão da água e autarquias), por empresas que atuam neste setor, professores, alunos e investigadores universitários das áreas técnicas de processos industriais, da qualidade da água, gestão hídrica, requerentes de água (públicos/privados), da planificação, sustentabilidade ambiental.

O projeto E5DES – Investigação e inovação em direção à excelência em eficiência tecnológica, uso de energias renováveis, tecnologias emergentes e economia circular na dessalinização, é cofinanciado em 85% com fundos FEDER no âmbito do Programa MAC 2014-2020 (MAC2/1.1a/309).